06 Abr Dia Mundial da Atividade Física e Dia Internacional do Desporto ao serviço do Desenvolvimento e da Paz
Dia Mundial da Atividade Física
Apesar do contexto de pandemia que atravessamos neste momento “estes dias visam promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico“, que também poderá ser feito em isolamento. “Seja sozinho ou acompanhado, o obrigatório neste dia é mesmo fazer exercício!“
“A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, entre elas:
- evita o excesso de peso e a obesidade
- previne o aparecimento de doenças
- reduz a tensão arterial
- melhoria da auto estima
- redução do stress
- contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico
O recomendado pelos médicos é fazer 30 minutos de exercício físico por dia.
A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo“.
Sugestões da Direção-Geral de Saúde para o Dia Mundial da Atividade Física
A Direção-Geral de Saúde (DGS) lança esta segunda-feira, Dia Mundial da Atividade Física, um diretório de atividades para o atual contexto de isolamento social que, no entender da responsável do programa, “é uma altura de risco para o sedentarismo”. Além disto, será ainda lançado um inquérito nacional à população para se poder caracterizar o comportamento de atividade física e o alimentar.
“A direção-geral de saúde pretende ser um agente disseminador dessas iniciativas públicas de promoção de atividade física”, admitindo que no contexto atual, de confinamento e teletrabalho, “é um momento de risco de inatividade física e de sedentarismo”.
“São dias e dias seguidos, com as pessoas fechadas em casa que podem estar a ver mais televisão e a passarem mais horas no computador em teletrabalho” e, daí, “a recomendação da interrupção do comportamento sedentário, de 30 em 30 minutos”.
Para isso, adianta, “basta recorrer a várias estratégias” como, por exemplo, por um alarme, deixar o comando da televisão longe do alcance da mão ou atender os telefonemas de pé para lembrar as pessoas de se levantarem periodicamente.
Desde o início do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, o programa nacional para a promoção da atividade física da DGS tem emitido uma “série de conselhos” como a dança, o saltar à corda ou atividades com crianças como a macaca ou o jogo do elástico, agora, este diretório apresenta, por exemplo, “aulas em direto”.
Fonte: Organização Mundial de Saúde; Direção-Geral de Saúde e Observador
No Comments