Acesso ao Ensino Superior: pré-requisitos

Acesso ao Ensino Superior: Quando é necessário inscrever-se nos pré-requisitos?

Vais candidatar-te ao ensino superior? Conhece algumas questões fundamentais acerca dos pré-requisitos que se vão tornar indispensáveis para uma candidatura de sucesso.

Saiba tudo sobre o que fazer para os pré-requisitos

 

  • É da responsabilidade de cada instituição de ensino superior decidir se a candidatura ao curso deverá ter pré-requisitos.
  • Os pré-requisitos pedidos pelas universidades podem, consoante a sua natureza, ser eliminatórios.
  • A comprovação dos pré-requisitos que exigem a realização de provas é realizada através da Ficha Pré-requisitos.

Em primeiro lugar é da responsabilidade das instituições de ensino superior definir quais são os cursos que requerem pré-requisitos e de que tipo são. Seja validar aptidões de natureza física, motora ou mesmo vocacional, alguns cursos pedem pré-requisitos para se poder candidatar. Dependendo da sua natureza, os pré-requisitos podem ser de seleçãoseleção e seriação ou apenas de seriação dos candidatos.

Que cursos ou universidades implicam a realização de pré-requisitos?

Sempre que fizer uma pesquisa por estudos universitários em Portugal, não te esqueças de verificar nas informações do curso se é obrigatório realizar pré-requisitos e que tipo de provas são necessárias.

Existem dois tipos de pré-requisitos:

1- Pré-requisitos de pré-matrícula

Estes requisitos requerem que faça provas de aptidão em duas chamadas antes da candidatura à universidade. Implica deslocação à instituição de ensino superior à qual se quer candidatar, fazer as provas exigidas e a partir do momento em que é aprovada a Ficha Pré-Requisitos, ficha esta que é emitida pela universidade, terá acesso a um código de ativação para atestar que foi aprovado no momento da candidatura.

Cursos em universidades diferentes requerem ter de repetir os mesmos pré-requisitos? Se os pré-requisitos forem iguais em diferentes instituições de ensino superior, apenas necessita validar os pré-requisitos feitos numa das instituições para ter oportunidade de se candidatar a cursos diferentes.

2- Pré-requisitos de matrícula

São comprovações documentais, como atestados médicos, que vais ter de prestar no ato da matrícula, apenas se ficares colocado na instituição. Este pré-requisito não implica a realização de provas de aptidão mas poderá ser condição essencial para te poderes matricular na instituição.

 

Para mais informações sobre acede a este link da DGES – Direção-Geral do Ensino Superior: http://www.dges.gov.pt/guias/preq_grupo.asp.

 

Fontes: Universia e DGES.

No Comments

Post A Comment