CULTURA

A nível local temos um conjunto de projetos, atividades e iniciativas direcionados para a Juventude, conhece-os:

 

Agendas

 

 – Próximos eventos: https://www.cm-grandola.pt/autarquia/comunicacao-e-imagem/agenda-proximos-eventos

– Agenda Municipal – Maré Alta: https://www.cm-grandola.pt/autarquia/comunicacao-e-imagem/agenda-municipal-mare-alta

 

Biblioteca Municipal de Grândola

Tem vindo a afirmar-se como um dos mais importantes centros de difusão cultural do concelho, quer pelos inúmeros serviços que presta à população, quer pelos projectos de animação que tem vindo a desenvolver, bem como outros projectos de colaboração com escolas e outras instituições do concelho.

Enquanto recurso educativo, pode assumir uma multiplicidade de funções, permitindo, de forma colectiva ou individualmente, uma utilização diversificada dos seus espaços e recursos existentes (livros, jornais, revistas, documentos audiovisuais e multimédia). Bibliotecária: Ana Cristina Bizarro Abreu

 

Serviços de Atendimento e informação aos utilizadores:

  • Fundo Documental – Catálogo Informatizado – Serviço de Reprografia (exclusivo dos utilizadores da Biblioteca Municipal) – Serviço de informação à comunidade – Serviço de Referência – Serviço de Biblioteca Itinerante – Serviços Culturais e Educativos.

 

Vários Projetos de Leitura:

  • Ler faz crescer (1º c ciclo do ensino básico do concelho)
  • Ler para ser (2º e 3º ciclos do ensino básico, ensinos secundário e profissional do concelho de complemento aos programas curriculares)
  • É uma vez… (público em geral com o objetivo de promover práticas culturais em contexto familiar)
  • Baús de Livros (cooperação entre os Jardins de Infância do concelho)
  • Virar a página (utentes da CERCI Grândola)
  • Livros em cadeia (leitura realizadas no Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, junto da comunidade reclusa)
  • A Mina vai à Biblioteca (cooperação com o Centro Ciência Viva do Lousal para divulgação da cultura científica e tecnológica)
  • Biblioteca na Praia e no Jardim (serviço existente nas Praias de Melides e Carvalhal e no Jardim 1º de Maio, durante os meses de julho e agosto, este serviço é assegurado por jovens integrados através do Programa Bora Lá Bulir)
  • Radio Grafias (divulgação das iniciativas culturais promovidas pela Câmara Municipal bem como doutras atividades culturais de âmbito regional e nacional, emitido quinzenalmente na Rádio Clube de Grândola.

 

Serviços de Acesso a Tecnologias da Informação e Comunicação

Blogue e Facebook

SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares

Contatos: Praça da República, 7570-135 Grândola. Telefone: 269 450 080/1/2. E-mail: biblioteca@cm-grandola.pt

               Endereço web: http://bmgrandola.blogspot.com

               Horário: 2ª a 6ª Feira das 09h30 às 19h00 e Sábados das 10h00 às 13h00

 

Arquivo Municipal de Grândola

  • O Arquivo, com instalações próprias e técnicos especializados, tem efetuado o tratamento de documentação interna e proveniente de outras entidades, promovendo o serviço público e enriquecendo o seu património pela diversidade de fundos que disponibiliza para consulta e pelo amplo espaço temporal que abarca, com documentação desde o século XVI até ao século XX.
  • Nas instalações do AMGDL, ou através do sítio http://arquivo.cm-grandola.pt, podem ser consultados todos os fundos disponíveis, num total de 21, fotografias da Coleção Martins e Máximo (1.ª metade do séc. XX), estudos, artigos e trabalhos elaborados com base nas fontes documentais do AMGDL e documentos que periodicamente são alvo de destaque.
  • Contactos – Praça da República, 7570 – 135, Grândola. Telefone: 269 750 421. Telemóvel: 910 309 891. E-mail: arquivo.municipal@cm-grandola.pt
  • Endereço web: http://arquivo.cm-grandola.pt/
  • Horário: 2ª a 6ª Feira das 09h30 às 17h00

 

Cine Granadeiro – Auditório Municipal

 

  • O Cine Granadeiro recebe Cinema, Música, Artes de Palco, Colóquios e Seminários. O equipamento tem capacidade para 300 pessoas, sendo que quatro lugares se destinam a pessoas com necessidades especiais. Este espaço emblemático de Grândola apresenta uma sala confortável e com excelentes condições acústicas e de projeção (já com disponibilização de cinema digital), embora mantenha as linhas originais.
  • Contatos: Avenida António Inácio da Cruz, 7570 Grândola. Telefone: 269 456 440.

 

Cineteatro Grandolense

 

  • O antigo Cineteatro Grandolense, inaugurado em 1935, foi até 1965 um dos principais centros de actividade cultural de Grândola, onde se realizaram inúmeros saraus e récitas de beneficência, sessões de teatro, música e cinema. Este renovado (em 2010) equipamento cultural municipal, está dotado de uma plateia amovível de 72 lugares, de todas as condições físicas de conforto, equipamentos e suportes técnicos e está vocacionando para pequenos concertos, sessões literárias, colóquios, exposições, etc.
  • Contatos: Praça D. Jorge de Lencastre. Telefone: 269 448 030.

 

Observatório da Canção de Protesto

 

  • O OCP foi criado a 2 de Março de 2015, através de um acordo de parceria entre a Câmara Municipal de Grândola, a Associação José Afonso, o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança e o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense.
  • O OCP visa a promoção do estudo, salvaguarda e divulgação do património musical tangível e intangível da canção de protesto, produzido ao longo do séc. XX e XXI, e da sua divulgação através da realização de iniciativas culturais diversas, tais como encontros, colóquios, congressos, publicações, exposições, outras ações didáticas e espetáculos.
  • Contatos: Rua Mouzinho da Silveira, n.º 11, 7570-293 Grândola – Portugal. Telefone: 269 450 019. E-mail: secretariado@ocprotesto.org
  • Endereço web: http://www.ocprotesto.org/

 

                Ludoteca

  • A ludoteca de Grândola foi criada em 1988 pela Junta de Freguesia de Grândola, com o objectivo de proporcionar o encontro de crianças com idades compreendidas entre os cinco e os 14 anos constituindo, assim, um espaço onde estas possam brincar e aprender. Possui uma sala de jogos, sala de biblioteca e audiovisuais, atelier plástico com carpintaria, sala polivalente, cozinha e sala de bordados e apoio, sendo a sua frequência gratuita.
  • Contato: 269083569

 

A nível nacional, poderás ter acesso a uma agenda cultural, bem como, informação sobre programas e bolsas ou legislação relacionadas com eventos culturais: http://juventude.gov.pt/Cultura/Paginas/default.aspx