A nível local temos um conjunto de projetos, atividades e iniciativas direcionados para a Juventude, conhece-os:
· Tem como missão apoiar as Coletividades, Clubes e Associações do concelho na concretização dos seus objetivos sem substituir as atribuições, competências e as responsabilidades destas entidades e dos seus dirigentes e associados.
· O Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo pretende auxiliar todos os processos de apoio à atividade associativa local e de atribuição de subsídios às coletividades, colaborando com os agentes associativos do Concelho para a promoção da cidadania de um associativismo atuante e dinâmico.
· Contatos: Câmara Municipal de Grândola – Edifício da Divisão de Cultura e Desenvolvimento Social. Telefone: 269 448 245. Telemóvel: 915 699 255. E-mail: gama@cm-grandola.pt.
· Associações Culturais e Recreativas: http://www.cm-grandola.pt/pages/575
· Associações Desportivas: http://www.cm-grandola.pt/pages/576
· Associações Juvenis: http://www.cm-grandola.pt/pages/577
· Associações de Solidariedade Social, Humanitárias e Ambientais: http://www.cm-grandola.pt/pages/1426.
” …Ser Voluntário constitui hoje (…), mais do que cumprir imperativos de consciência, dar expressão plena à condição de cidadania através da participação solidária na vida de cada comunidade…” – Edmundo Martinho
São objetivos deste projeto — estabelecido no âmbito do CLDS 4G – Grândola 4 Gerações — criar uma bolsa de voluntários para assistir os cuidadores informais, nomeadamente, em substituição do cuidador quando este necessite de se deslocar a consultas, aos serviços e comércio; para realizar atividades formativas, de lazer; descansar entre outras circunstâncias. A Rede Móvel de Voluntariado pretende diminuir o impacto negativo do papel de cuidador na sua saúde física e mental e promover, indiretamente, uma melhoria na qualidade dos cuidados às pessoas idosas que estão na sua dependência.
Tem igualmente como objetivo assegurar no mínimo 2 horas mensais de trabalho por cada voluntário e por cada cuidador ou pessoa cuidada; por último, beneficiar as pessoas cuidadas com atividades de voluntariado durante a vigência do projeto.
Identifica-se com este projeto de voluntariado de apoio a cuidadores informais? Inscreva-se!
Terás também acesso a questões de cidadania como, por exemplo, recenseamento eleitoral:
http://juventude.gov.pt/Cidadania/Paginas/default.aspx
Ou poderás obter informações sobre associativismo:
http://juventude.gov.pt/Associativismo/Paginas/default.aspx